Nota Oficial sobre próteses mamárias

Comunicado para pacientes

   A empresa americana Allergan decidiu recolher...

Comunicado para pacientes

   A empresa americana Allergan decidiu recolher três tipos de próteses de mama em todos os mercados onde atua inclusive o Brasil, após a Food and Drug Administration (FDA), autoridade sanitária dos EUA, determinar a interrupção do uso dos produtos em solo americano. O motivo é que esses produtos estariam associados a 573 casos no mundo de linfoma anaplásico de grandes células, ligados ao uso de implantes mamários. Desta forma, a Sociedade Brasileira de Mastologia se posiciona em concordância com a decisão da FDA, passando a seguinte orientação:

    - Não há necessidade de preocupação excessiva, tendo em vista ser pouco mais de 700 casos reportados no mundo.
    - Não há nenhum dado científico até o presente momento que justifique a troca das próteses da marca ALERGAN/NATRELLE, sejam elas oriundas de cirurgias estéticas ou reconstrutoras, ou mesmo de mudança de conduta em termos de exames de imagem.
    - Segundo estudo publicado no JAMA em 2018, o risco absoluto de linfoma anaplásico de grandes células é:
       . 1 em 35.000 até os 50 anos;
       . 1 em 12.000 até os 70 anos;
       . 1 em 7.000 até os 75 anos;
    - Em outros dois estudos publicados, o risco é de 1 para 3.817 em um deles, e de 1 para 3.345 casos em outro.
    - Pacientes que possuem próteses mamárias (mesmo as Allergan Biocel), mas são assintomáticas não precisam removê-las.
    - Apenas as pacientes sintomáticas, ou seja, aquelas com aumento de volume local, necessitam complementar com exames de imagem mais específicos, após consulta médica e orientação individualizada pelo seu cirurgião.
    - É interessante que todos os pacientes que estejam considerando o uso de um implante mamário se informem sobre os dados técnicos da prótese, como modelo, marca etc.;
    - A SBM recomenda que essas pacientes realizem exames clínicos mamários e exames de imagem regulares de acordo com a orientação do seu mastologista, o que é fundamental e recomendável em mulheres adultas, independentemente de serem ou não portadoras de implantes mamários.

   Por fim, a Sociedade Brasileira de Mastologia reitera o seu compromisso de vigilância e monitoramento constante de quaisquer informações que venham a afetar direta ou indiretamente a saúde e a segurança das pacientes.

Antônio Luiz Frasson
Presidente da SBM

 

Fonte: SBM

Mais Notícias

Voltar

Newsletter

Assine para receber informações e mais notícias.